quinta-feira, 10 de junho de 2010

Missões

A paz do Senhor amados!

Desde a minha primeira viagem para o Nordeste, nasceu dentro de mim uma chama que queima dia e noite:  As Missões. Esta chama é tão intensa, que chego a  desejar que todas as pessoas sintam o mesmo que estou sentindo. Por isso gostaria que você, amigo leitor, acompanhasse as próximas matérias que estarei postando neste blog.
Para iniciar, segue esta introdução abaixo:

Missões

Missões é a ação da Igreja em busca de se fazer cumprir o propósito de compartilhar com mais pessoas o grande amor de Jesus Cristo, proclamando o Evangelho e contextualizando a sua mensagem através da evangelização em todos os lugares e do estabelecimento de Igrejas auto-governadas, auto-sustentadas e auto-proclamadoras.

Justificativa

Existem milhões de pessoas que não estão seguindo a Cristo e temos essa responsabilidade de sair e levar a mensagem da salvação deixada por Jesus. Essa mensagem de alegria precisa ser espalhada a todas as pessoas que ainda não tem conhecimento dela e  por isso vivem sem esperança, podendo então serem inclusas no povo de Deus.

Objetivo Geral

Realizar os ideais missionários da igreja que é planejar, organizar e coordenar as ações evangelísticas para “fazer Jesus conhecido de todos os povos”.

Plantio de Igrejas

O assunto plantio de igrejas deve ser observado dentro da perspectiva da missão, ou seja, o resultado do desejo de Deus que envolve a ação da Igreja.

Um dos maiores perigos existentes no processo de plantar igrejas é deparar-se com um cenário onde a Missão da Igreja está desassociada da Missão de Deus, a Missio Dei. Isto ocorre quando a Igreja segue sua própria agenda, de plantio ou crescimento, por motivações próprias e não bíblicas. Não para a glória de Deus, mas para a glória da igreja. Não para alcançar os perdidos, mas para fortalecer a denominação. Não para exaltar Jesus, mas para exaltar os seus líderes.

Na Igreja Primitiva, a missão era um conceito fácil de ser compreendido. O desejo de Cristo de ser anunciado a todos era claro para cada crente. Esta missão, porém, apesar de clara e facilmente compreendida era complexa em sua execução, pois demandava sair de Jerusalém, abrir mão de uma estrutura eclesiástica local já em formação que providenciava um senso de conforto para os cristãos.

Muitos missiólogos compreendem que o plantio de igrejas, e não apenas o evangelismo individual, é um ensino contido na grande comissão, o que creio ser evidente.

Pr. José Sabino

Nenhum comentário: