terça-feira, 15 de junho de 2010

Missões II

Boa Noite Queridos Leitores,

Prosseguindo com nosso estudo sobre missões, temos aqui mais dois temas que já foram citados na mensagem anterior, mas que agora vou me aprofundar neles. Um breve relato sobre a história do plantio de igrejas e os conceitos da Igreja de Deus.

A Igreja e sua Missão no Plantio de Igrejas

Atos 14:21-23 é onde contém o mais conciso relato sobre plantio de igrejas no Novo Testamento. O termo usado no verso 21 (fizeram muitos “discípulos”) vem do mesmo verbo “matheteo” usado em Mateus 28:19 na grande comissão. Estes são os únicos dois lugares em que o verbo é usado no novo testamento. Expressa o desejo de Cristo para seus discípulos na grande comissão e a partir dela Seu desejo de ver este grupo de discípulos gerando novos grupos que amam e seguem Jesus, ou seja, plantando igrejas.

A Igreja no Novo Testamento é o resultado de uma construção de valores e fatos. A compreensão de Igreja que os discípulos possuíam crescia em estágios bem demarcados. Em um primeiro momento, havia a compreensão da Igreja a partir e ao redor dos apóstolos. Jerusalém tornou-se não apenas o palco para a permanência desta igreja como também um símbolo de centralização. Em outro estágio, encontramos o conceito dos gentios que não apenas passaram a ser evangelizados a partir de Antioquia mas, eles mesmos, passaram a definir o conceito crescente de Igreja nas mentes e corações dos convertidos. Em um outro estágio, após o enraizamento de igrejas locais espalhadas por todo o mundo gentílico através da dispersão dos crentes em Atos 8 e do envio de Paulo e Barnabé em Atos 13, as próprias igrejas locais passaram a plantar igrejas locais.

Igreja de Deus

Devemos inicialmente identificar alguns conceitos bíblicos que nos ajudarão a compreender o significado neotestamentário de “Igreja”. Comumente encontramos no N.T. a expressão "Igreja de Deus” ("Ekklesia tou Theou") o que evidencia que esta Igreja veio de Deus e pertence a Deus. É uma comunidade que possui Deus como fonte; é eterna, espiritual e universal. Não provém de elucidação humana ou de uma obsessão nutrida por um grupo de loucos há 20 séculos. Foi articulada por Deus, formada por Deus, é pertencente a Deus e permanece ligada a Deus. Independente das deturpações da fé, das ramificações que se liberalizaram, dos que se perderam pelo caminho, a Igreja permanece, pois é posse de Deus.

Esta “Igreja de Deus” leva-nos a observar com muita cautela todo e qualquer movimento eclesiástico por demais personalista. Parece-me que a Igreja que é plantada e cresce de forma saudável, apesar de seguir e ouvir seus líderes, não orbita ao redor de uma ou duas figuras humanas, mas sim de Deus. Também deve nos encorajar a não nutrirmos sonhos pessoais de sermos beneficiados, como plantadores de igrejas, das igrejas que plantamos. Pertencem a Deus. At. 20:28; 1 Co. 1:2; 2 Co. 1:1

Pr José Sabino

Nenhum comentário: