domingo, 9 de janeiro de 2011

Retirando os altos

    O povo de Israel havia recebido uma ordem do Senhor: servir somente a Ele, e assim Ele estaria com eles em todos os momentos. Mas ao contrário disso, procuraram adorar inúmeros deuses e para isso altares eram construídos nos montes.
    Até que chegou Ezequias, capaz de tirar os altos do povo de Israel. Mas havia uma tarefa ainda maior...retirar os deuses da vida dos israelitas. Alguns superaram o tempo e ainda reinam em muitas vidas.
    Por exemplo, o deus do esquecimento, aquele que fez Israel esquecer de que deveriam servir somente a Deus e é o que hoje nos faz esquecer do que Deus tem realizado nas nossas vidas. Esquecemos de Deus com facilidade depois que a tempestade passa, os votos feitos nessa época são até questionados.
    Outro deus é o da tradição, mais popularmente chamado de rotina. O povo de Israel já tinha se acostumado a queimar incenso para adoração a outros deuses, havia se contaminado com os costumes que adquiriram de outros povos. Já nós adoramos a ele quando deixamos de fazer coisas ousadas por medo de ser diferente.
    E por fim, o deus do comodismo, este é o mais forte. Ezequias foi o primeiro rei que desafiou tirar os altos do meio do povo, sem se preocupar como as pessoas iriam reagir porque [...] ele fez o que era reto aos olhos do Senhor [...]. Isso devemos tomar como exemplo, não é porque muitos desistiram de fazer o melhor para Deus que você  também deve desistir. Se Deus tem colocado algo no seu coração. Se destaque! Faça o seu melhor!

Agora surge uma pergunta importante...Como parar de adorar a estes deuses?
* Se chegar ao Senhor, deixando de lado todos os costumes adquiridos por fontes desconhecidas e deixando Deus reinar em sua vida. Porque Ele é o único que deve fazer isso.
* Não se apartar do Senhor, deixar de lado as situações do dia-a-dia que vão querer tirar sua atenção, colocando o propósito de que apesar das dificuldades o importante é não se acomodar, apesar das tradições é preciso ser ousado e quebrar paradigmas, apesar do esquecimento de muitos é necessário lembrar da fidelidade  de Deus na sua vida e apesar de encontrar alguns pensando serem incapazes de mudarem suas histórias, seja diferente, mostre que está disposto a lutar.
* Guarde os mandamentos do Senhor porque são eles que iram te guiar para bem longe dos deuses estranhos deste mundo.

Porque somente quando as circunstâncias deixarem de ser um deus nas nossas vidas, só então poderemos ser lembrados da maneira como Ezequiel foi: Um alguém único, que confia no Senhor de tal maneira que não há semelhante a ele.

Nenhum comentário: