segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Amigo

Boa Noite!
 
"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando".

Você é amigo do seu irmão? Foi esta pergunta que nos fizemos ontem no culto de jovens. Desta vez tivemos a visita do irmão Rodrigo da igreja de Leme, que com muita tranquilidade nos ministrou esta Palavra de Deus (é bom ver jovens trabalhando na obra do Senhor).

Você sabe qual a diferença entre irmão e amigo? Ontem vimos uma das principais...Diferente da família, amigos nós escolhemos. Amigos, nós "compreendemos". Amigos nós perdoamos.


Na bíblia temos um exemplo de inimizade entre irmãos. São Caim e Abel, participantes da primeira família, família que deveria ter sido modelo. No entanto, foram participantes também do primeiro homicídio. Caim ao ser interrogado por Deus, pelo sumiço do seu irmão, indaga:"Sou eu guardador do meu irmão?".

Ao contrário do que Caim pensava, aprendemos que somos sim, guardadores e responsáveis pela vida dos nossos irmãos, que devem ser mais, devem ser nossos amigos. Digo responsáveis, porque é nosso dever interceder, auxiliar e apoiar nossos irmãos [amigos] a enfrentar as dificuldades que estiverem passando.


 Devemos praticar antecipadamente nosso amor pelos nossos irmãos, pois estamos frequentemente sendo testados, através de diversas situações e ao sermos aprovados, continuaremos praticando atos de amor, sentimento que Deus classifica como o maior de todos. Sentimento que o levou a nos chamar de amigos seus. Mas com a condição de fazermos o que nos é mandado, pois Jesus falava da prática de amor ao próximo. 


Fica a pergunta para esta semana: Temos amado como Jesus nos ordena? Podemos ser considerados amigos dEle?


Nenhum comentário: