terça-feira, 1 de março de 2011

Marketing estratégico - espiritual


Ultimamente tenho pensado bastante nisso...

Estou no meu úttimo ano de faculdade e começando a fazer meu TCC (monstro rs). No meu caso, estou tratando sobre o rejuvenescimento das marcas e empresas. Ou seja, como as empresas que estão há muitos anos no mercado conseguem se manter estáveis por tanto tempo.

Todas as empresas ou produtos tem uma vida. Alguns nascem, amadurecem e morrem. Outros nascem, amadurecem e continuam se renovando para se manterem num determinado nível que consideram o ideal.
Quando o produto é lançado, tem baixissima lucratividade. Às vezes chega a ser zero ou pode ser negativa. Com o tempo, ele vai ganhando espaço no mercado e com isso a sua lucratividade aumenta, os clientes vão se fidelizando e o produto passa a ser um bom negócio. Enfim ele se estabiliza, pois chega um momento em que ele não consegue mais progredir, chega no seu nível máximo, no topo. E no topo só existem duas possibilidades: descer ou continuar no topo. Com isso chega a preocupação dos administradores: Como manter o produto estável? Nisso são tomadas diversas ações e o produto vai sendo "renovado" constantemente no modelo, na embalagem ou na sua fórmula.

E não é diferente com nossa vida espiritual. Ela também tem picos, mas comparando a um produto, ela tem índices totalmente diferentes.
Ao contrário do produto, ela se inicia com um indice altissímo de "lucratividade". Nosso único objetivo é crescer, anunciar o nosso produto e ganhar consumidores (almas). Mas infelizmente, assim como o produto, chega um momento em que atingimos o ápice, porém se não houver nenhuma ação estratégica e preventiva, nossa lucratividade começa a cair até que ela chegue a zero.

E neste momento precisamos de administração. É preciso tomar uma iniciativa. Mas quem consegue ver seus defeitos sozinho? É ai que vamos precisar da opinião de um especialista da área de marketing. Semelhante ao que os profissionais fazem com o produto, se pedirmos ajuda, é assim que O especialista vai fazer conosco.
Vai ser um pouco “dolorido”, porque dependendo da mudança, você sofrerá grandes alterações, mas tudo será compensado quando sair o resultado da pesquisa de satisfação. Porque superar as expectativas do Cliente é a melhor recompensa que podemos ter.
Jesus é nosso administrador, nosso especialista de marketing, nosso fornecedor e nosso único cliente.

Por isso... 
Reconheça que você necessita de Deus;
Pergunte a Ele o que você precisa mudar;
Se disponha a fazer as mudanças necessárias;
Mantenha-se no topo: ore e jejue constantemente

O mais importante : Não espere sua vida espiritual chegar ao declínio para agir. Haja preventivamente, sempre! Mas se isso ocorrer, peça ajuda ao seu Unico e Suficiente Administrador.

Boa Semana

Simone

Um comentário:

Unknown disse...

Que texto maravilhoso e inteligente, gosto muito de apreciar este tipo de leitura, é muito parecido com psicologia breve, rsrsrsr
Temos que ter um cuidado com nossa vida espiritual, pois é como uma jóia valiosa, e se não cuidarmos bem ela pode ser perdida ou roubada!
Quando quiserem deem uma passadinha em meu blog www.estelapinheiro.blogspot.bom
Deus abençoe!