segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A conquista da porção dobrada

Ser insistente é uma caracteristica muito bem vista pelas pessoas porque quem é insistente corre atrás dos objetivos até alcançá-los. E é disso que quero falar. Eliseu por exemplo, era uma pessoa que posso considerar como insistente, porque para conquistar a porção dobrada do espírito de Elias ele foi até o fim.

Eliseu recebeu uma importante tarefa: foi nomeado por Deus para ser o sucessor de Elias. Que responsabilidade! Não é muito fácil ser o sucessor de alguma pessoa considerada boa naquilo que faz, porque a comparação feita pelas pessoas à volta é praticamente inevitável, isso torna a tarefa da sucessão ou continuidade mais trabalhosa, a cobrança é ainda maior tanto das pessoas de fora quanto consigo mesmo.
Foi por isso que Eliseu foi insistente...ele queria ser melhor que Elias! E para isso ele tomou algumas iniciativas que são de grande aprendizado para nós.

1º Ele renunciou: Ele possuia alguns pares de bois e ao ser nomeado por Deus como sucessor de Elias matou-os, "fez uma festa" e se despediu de seus pais. Estes bois eram seu instrumento para sua subsistência, por isso era algo muito importante para ele. Mas isso não foi um impecilho. Com isso, podemos aprender que precisamos identificar o que nos prende...o que precisamos deixar para alcançar aquele objetivo que tanto queremos.

2º Ele disse não: Após despedir-se de seus pais e se desfazer do que lhe prendia onde ele morava, ele foi atrás de Elias. Mas em seus últimos dias, era como se Elias quisesse ficar sozinho. Várias vezes ele dizia a Eliseu para ficar, mas Eliseu dizia: “Vive o Senhor e vive a tua alma, que te não deixarei”. Eu acredito que sabendo ele que eram os últimos dias de Elias, estas seriam suas últimas oportunidades para conseguir seu objetivo, que era ser melhor que Elias. Por isso ele não perdeu as oportunidades. Cabe a nós também não abrir mão das chances que temos de conseguir a nossa benção, por exemplo, deve vir de nós o NÃO para os obstáculos que aparecerem para nos desviar do nosso foco.

3º Ele não deu ouvidos: Depois de dizer não para Elias e ir para todos os lugares com ele. Eliseu encontrou alguns impecilhos pra continuar seguindo-o. Por diversas vezes, ele ouviu de profetas: “Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor de cima da tua cabeça?”E ele dizia: "Também eu bem o sei; calai-vos”. Ele estava consciente de que o momento da partida de Elias iria chegar e ele queria estar lá...mas apareciam pessoas para desanimá-lo. Parece que sempre aparecem pessoas para querer "abrir" nossos olhos, dizendo: você não sabe que isso vai acontecer? Porque você pensa nisso? Como você acha que vai conseguir? Tem certeza que quer continuar? Mas podemos dizer: Calai-vos!Eu vou atras do meu objetivo!

4º Ele alcançou: Ele conseguiu ter a oportunidade de pedir a Elias o que queria, mas precisava ser antes que fosse tomado dele. E Eliseu disse: "Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim". Vejo aqui que além de ter insistência, ele tinha ousadia! Ele não queria simplesmente ser igual, ele queria ser o dobro. Porém havia uma condição, se ele estivesse atento ao momento que Elias iria "sumir", ele teria seu pedido realizado, se não, não teria. Isso significa que precisamos estar atentos porque não sabemos qual será o momento que teremos a nossa oportunidade diante de Deus.

5º Ele conquistou: Logo depois de Elias ser tomado no carro de fogo, Eliseu tomou a sua capa e feriu as águas do Jordão, elas se dividiram e Eliseu passou, assim como Elias havia feito momentos antes para que os dois passassem em meio ao rio. 
Esta é a melhor parte! Porque, adivinha quem estava do outro lado do Jordão vendo o que Eliseu estava fazendo? Os mesmos profetas que o desmotivava, os mesmos que tentavam alertá-lo do que ele estava fazendo. Eles diziam: "O espirito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostaram diante dele em terra"
Eliseu conquistou a porção dobrada porque esteve atento e quem o questionava se prostou reconhecendo de que estavam errados a seu respeito. 
Por isso....não devemos nos preocupar com os que questionam...estes farão parte da platéia!
Então...para conquistar um objetivo...

É necessário renunciar
Dizer não
Não dar ouvidos aos que falam demais
Ir atras do objetivo até que ele seja conquistado

Ótima semana cheia de metas e objetivos!
Simone Alvino

Nenhum comentário: